O Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré (CFAECAN), entidade acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o Nº CCPFC/ENT-AE-1417/20, assume-se, desde a sua criação – 1993 –, como uma estrutura de apoio à formação do pessoal docente e não docente, com competências atribuídas no que respeita à gestão da formação contínua, em colaboração direta com as escolas associadas assumindo um papel ativo e de relevo, nomeadamente na identificação de necessidades/prioridades e na organização dos seus planos de formação.
De acordo com a legislação em vigor, tem como missão a promoção do desenvolvimento profissional dos docentes, técnicos especializados, assistentes técnicos e assistentes operacionais e tem como visão estratégica a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos e das organizações escolares, operacionalizada mediante a conceção e implementação de ações de formação que estimulem e possibilitem a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas e organizacionais dos Agrupamentos de Escolas/ ENA que o integram, baseadas em diagnósticos de necessidades locais, regionais, e as emergentes da operacionalização das políticas públicas de educação.
Através da elaboração e implementação de Planos de Formação, que se assumem como instrumentos aglutinadores e fios condutores das políticas educativas das Escolas/Agrupamentos associados, bem como do CFAECAN enquanto entidade formadora, temos como objetivo reforçar a capacidade e qualidade de resposta às necessidades formativas das escolas e dos seus profissionais tendo em vista a crescente melhoria do seu exercício profissional, a constante atualização e aprofundamento de conhecimentos cientifico-pedagógicos, e ainda, responder às necessidades priorizadas pela administração educativa.
Assente em percursos e processos coletivos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional, pretende-se reforçar a centralidade e a importância de uma cultura de formação continua enquanto fator decisivo para a mudança da Escola, cujos impactos sejam significativos no desenvolvimento do currículo, nos processos de ensino e nas aprendizagens dos alunos, assim como em práticas, metodologias e estratégias, promotoras e indutoras de percursos de sucesso que permitam a Todos os alunos alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Dar continuidade e ampliar a execução de Planos de Formação que contribuam efetivamente para a melhoria do desempenho das escolas associadas, designadamente através da valorização da diversidade dos seus recursos humanos conforme determina a alínea a) do art.º 7º do DL 127/2015, de 07/07, é o nosso compromisso.